Empresas

Histórico Empresas Randon

A história das Empresas Randon iniciou em 1949 com a fundação de uma pequena oficina mecânica voltada à reforma de motores industriais em Caxias do Sul, RS. Hoje, a Randon é uma referência global, mantém parcerias estratégicas com empresas de classe mundial e exporta para todos os continentes. A Randon está entre as maiores empresas privadas brasileiras, possuindo a liderança na maior parte dos segmentos de atuação, e faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa.

A visão de futuro e o conhecimento conduziram a empresa para a produção de um dos mais amplos portfólios de produtos para veículos comerciais do mundo, atendendo os segmentos rodoviário, ferroviário e fora de estrada.

A empresa foi pioneira no segmento de veículos rebocados (reboques e semirreboques) no Brasil, cresceu focada no seu negócio, aproveitou as oportunidades de mercado para diversificar e inovar, oferecendo produtos com alta tecnologia. Parte relevante de seus investimentos é direcionada à preparação e qualificação das pessoas, atualização tecnológica de máquinas e de processos, pesquisa e desenvolvimento, tecnologia da informação, além da constante ampliação da capacidade produtiva para atender as demandas de mercado.

Em 2009, ao completar 60 anos, as Empresas Randon também consolidaram a sua forte presença como agente promotor de ações de sustentabilidade, por meio de políticas claras, voltadas ao meio ambiente, recursos humanos e responsabilidade social, essa última gerida pelo Instituto Elisabetha Randon - Pró-Educação e Cultura.

O conglomerado de Empresas Randon é composto por empresas líderes na América Latina. Conta com a mais completa linha de equipamentos para o transporte de carga terrestre, com seus veículos rebocados (reboques/semirreboques), vagões ferroviários e veículos especiais. Atuam, ainda, nos segmentos de autopeças e sistemas automotivos, além dos serviços de consórcio e de banco. Mantém uma rede internacional de vendas e serviços, atendendo a mais de 100 países.

As Empresas Randon possuem negócios com sinergia entre si. Um exemplo disso é a infraestrutura tecnológica integrada da Randon Implementos, Randon Veículos, Fras-le, Master, JOST, Suspensys e Castertech, que compõe um grande centro propício para o intercâmbio de conhecimento, desenvolvimento de novos projetos e inovações. A união das empresas contribuiu significativamente para questões de economias de escala, como processos tecnológicos, aquisições de insumos, assistência técnica, comercialização, entre outros.

Uma história contada em décadas

1949
Ano 1949

Início das atividades, quando os irmão Hercílio e Raul Randon, que trabalhavam na fabricação de ferramentas agrícolas, decidem abrir uma oficina para reforma de motores industriais.

Anos 50
Anos 50

Fundação da Mecânica Randon Ltda. Início da fabricação de freios a ar para reboques, desenvolvidos para enfrentar os acentuados declives da região da Serra Gaúcha, além da fabricação do 3º eixo par a caminhões.

Anos 60
Anos 60

Fabricação dos primeiros semirreboques. Conforme determinações estabelecidas pela Lei da Balança, a Randon viu uma grande oportunidade e criou um 3º eixo para carretas e o sistema de suspensão balancim, o que possibilitou a ampliação da capacidade de carga. A Randon crescia no ritmo de um País que se industrializava e ampliava seu modal rodoviário.

Anos 70
Anos 70

Após viagem à Europa, onde conheceram com mais profundidade a realidade do sistema de transportes mundial, os irmãos Randon perceberam o potencial de crescimento do setor e investiram em uma nova fábrica com 40.000 metros quadrados de área construída. A empresa abre o capital para ampliar a capacidade de produção e inicia a fabricação dos veículos fora de estrada, através da Randon Veículos, tornando-se a primeira montadora genuína de veículos automotores do Sul do Brasil. Também dá início a estruturação de sua rede de distribuidores e ingressa no comércio exterior.

Anos 80
Anos 80

 

Inicia o processo de diversificação do negócio da Randon, com a fundação da Freios Master, uma joint-venture com a americana ArvinMeritor (na época Rockwell), e da Administradora de Consórcios Randon.

Anos 90
Anos 90

 

Com a incorporação da Fras-le e a fundação da Randon Argentina e da JOST Brasil, jointventure com a JOST-Werke, da Alemanha, intensifica a diversificação de negócios.

Anos 2000
Anos 2000

 

Fundação da Suspensys, uma joint-venture com a ArvinMeritor, dos Estados Unidos e fundação da Castertech. A Randon consolida-se como uma marca de referência global, com parceiros estratégicos de classe mundial, posicionada entre as maiores empresas privadas brasileiras, líder em seus segmentos e exportando para todos os continentes.

2009
2009

 

Comemorações dos 60 anos da Randon. Uma empresa que tem vocação para crescer de forma sustentável.

Visite o Memorial Randon